Transtornos de ansiedade e SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado) Alguém se identifica?

 

Vivemos uma vida diária de estresse, de correria, de pressa e sempre sem tempo para nós mesmos. O mundo parece girar com mais rapidez, as horas parecem ter apenas 20 minutos em vez de 60. A nossa busca por estabilidade financeira tem nos transformado em verdadeiros zumbis. Não vivemos o hoje, pois estamos ligados automaticamente no que poderá ocorrer amanhã. O nosso pensamento não para e a maioria das pessoas não conseguem se concentrar, pois sua mente está acelerada, são inúmeras ações pensadas ao mesmo tempo, num mesmo instante. 

O Fantástico apresentado neste ultimo domingo (06/12), mostrou um pouco da realidade de muitos brasileiros e você pode está incluído assim como eu, entre essas pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade ou de algo chamado Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Um problema que tem se agravado ao longo dos anos e que muitos não dão a atenção que o problema necessita. Vivemos numa sociedade de excessos e nossa mente nunca esteve tão inquieta, nunca vivemos tão ansiosos e irritados. Entenda melhor as características desses distúrbios:

ANSIEDADE: A ansiedade é um estado onde prevalece a incerteza e a angústia, caracterizadas pelo sentimento de medo e insegurança. Ela é uma reação normal diante de determinadas situações, pois prepara a pessoa para enfrentar um desafio. A ansiedade em nível adequado proporciona motivação pessoal e profissional. A ansiedade em excesso paralisa, inquieta e perturba. A pessoa pode sentir ansiedade na maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente, podendo ser tão desconfortável para ela que começa a evitar situações. A ansiedade pode desencadear alguns sintomas físicos bem característicos, que muitas vezes não são diagnosticados por exames, mas que, se não tratados, influenciam negativamente na saúde. São eles: tremor, fadiga, falta de ar, taquicardia, suor em excesso, problemas digestivos e abdominais e sensação de garganta trancada. (Fonte: Psi)

SINDROME DO PENSAMENTO ACELERADO (SPA): A Síndrome do Pensamento Acelerado é uma alteração, onde a mente fica repleta de pensamentos, estando completamente cheia durante todo o tempo em que a pessoa está acordada, o que dificulta a concentração, aumenta a ansiedade e desgasta a saúde física e mental. Assim, o problema desta síndrome não está relacionado com o conteúdo dos pensamentos, que geralmente são interessantes, cultos e positivos, mas sim com a sua quantidade e a velocidade com que acontecem dentro do cérebro. Normalmente, esta síndrome surge em pessoas que precisam se manter constantemente atentas, produtivas e sob pressão e, por isso, é comum em executivos, profissionais de saúde, escritores, professores e jornalistas. No entanto, tem se observado que até mesmo as crianças têm demonstrado essa síndrome. (Fonte: Espaço de saúde Cuidarte)  

E você tem cuidado da sua saúde mental? Como anda a sua qualidade de vida? Lembre-se: Os dias estão passando depressa, as horas voam e tudo muda constantemente, e diante dessa correria da vida, estamos esquecendo do mais importante, dar atenção a quem amamos. Não está faltando amor, falta interesse, falta demonstrar amor nos pequenos detalhes rotineiros. Jamais devemos esquecer que os bens mais valiosos acumulados durante a vida não são materiais, são momentos, risos, carinhos, gestos e palavras de delicadeza. Nem todo o dinheiro do mundo consegue comprar um coração feliz.

Scheila F. Scisloski


Compartilhe:

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

0 Comentários