Falar é a melhor solução.


Setembro Amarelo, uma Campanha linda de amor a vida.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Estando em primeiro lugar a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) relatam que o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas depressivas, equivalentes a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%. Quando analisados os dados por sexo, as mulheres são as que mais sofrem de depressão: 14,7%, frente a 5,1% dos homens. Os idosos entre 60 e 64 anos representam a faixa etária com maior incidência: 13,2%. Com relação aos Jovens o número dos que sofrem de transtornos como depressão e ansiedade também é considerável: 15% da população nesta faixa etária são acometidos pela doença. A depressão atinge cerca de 12 milhões de pessoas no Brasil. (2020) 

Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema. Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade. No entanto, você pode colaborar com esta campanha não só no mês de setembro, mas durante todo o tempo, observando pessoas que estão próximas de você ou até mesmo dentro da própria família. A campanha com foco maior está finalizando, mas a sua ajuda, a sua participação com quem sofre desses transtornos precisa continuar, pois o ato de observar, conversar e principalmente dar atenção ao fato, sem criticar já faz toda a diferença. Cuide de quem você ama!


Compartilhe:

ATENÇÃO!
Todos os comentários abaixo são de inteira RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA de seus Autores(LEITORES/VISITANTES). E não representam à opinião do Autor deste Blog.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

0 Comentários